Texto de Apresentação - II

Estrutura do Web site e Critérios de digitalização dos Boletins da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

O Web site D.G.E.M.N. Digital consiste numa página inicial onde se resume o objectivo do projecto. Através dela, pode-se aceder a dois textos de apresentação: um sobre a contextualização histórico-política da edição dos Boletins da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (adiante designados Boletins) e outro sobre os critérios que presidiram à digitalização dos mesmos.

Na página de apresentação, a barra superior permite aceder ao «índice dos boletins» com 126 links, um para cada Boletim, ao «contacto», para o qual poderá escrever sobre qualquer assunto respeitante à natureza do Web site, e alguns «links» que considerámos de interesse para uma pesquisa complementar mais aprofundada.

Na barra lateral encontra-se um conjunto de tags que orientam o utilizador para as páginas que incluem o tag seleccionado.

Em cada página dedicada a um Boletim, estão presentes as mesmas barras de opções da página de apresentação.
No topo da apresentação de cada Boletim, um índice ou tábua de conteúdos facilita a procura de um capítulo ou secção, clicando-se no item pretendido.
Para voltar à página inicial do Web site basta clicar em cima do título «D.G.E.M.N. Digital» (situado no topo).

Quando este projecto de digitalização e divulgação dos Boletins começou, as questões levantadas sobre o modus-operandi foram várias e de várias ordens.

Uma delas impôs-se com particular relevância: de que forma e como se iria abordar a digitalização e o tratamento dos Boletins. Optámos por uma digitalização fac-símile, respeitando a integridade das edições originais, tanto ao nível das dimensões, dos conteúdos textuais e imagéticos, da cor das capas, contra-capas cartonadas de tonalidade sépia, assim como das folhas de papel de diferentes características à medida que os Boletins iam sendo editados.

Para além desta preocupação pela integridade da obra, havia que apresentar o fac-símile das edições de forma a torná-las o mais legíveis possível, servindo-nos para tal das tecnologias ao nosso alcance.

Desta forma, eliminaram-se as manchas amareladas com que o tempo marcou as obras, procedeu-se à limpeza de impurezas e outras manchas existentes nas edições originais, reforçaram-se as áreas a preto, cuja impressão original não tinha conseguido preencher na sua totalidade (evidente nos desenhos técnicos) e, particularmente, no caso das fotografias, resolveu-se aumentar ligeiramente a luminosidade de forma a facilitar a sua visibilidade.

Quanto à resolução, optou-se por manter um valor suficientemente capaz de permitir a ampliação das imagens sem perderem definição.

A apresentação do material digitalizado apresenta-se com as medidas originais (19 cm x 25 cm).
Uma vez que a maioria dos Boletins se subdivide em Texto, Desenhos (plantas, alçados e cortes) e Estampas (fotografias), procedeu-se da mesma forma.

Nos primeiros Boletins, as Estampas englobavam os desenhos técnicos e as fotografias. Assim, a apresentação destes Boletins foram divididos em duas partes: a primeira reservada ao Texto e a segunda às Estampas (onde se incluíram os Desenhos Técnicos e as Fotografias). Para os restantes Boletins a divisão fez-se nas três partes acima referidas.

Por razões de ordem técnica, não foi possível, até ao momento, colocarmos à disposição dos utilizadores aplicações que permitissem o download, impressão e ampliação directa das imagens. Caso seja necessário, poder-se-á sempre guardar as imagens utilizando o cursor do computador (clicando no botão direito e optando por «Copiar imagem» ou «Guardar imagem como…»).

Embora o Web site se encontre em construção e aperfeiçoamento, esperamos oferecer uma ferramenta útil de pesquisa sobre os 126 Boletins editados pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais entre 1935 e 1966.

Ideologia e Praxis na edição dos Boletins da D.G.E.M.N. entre 1935-1966

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 License